Crie um Portfólio com Estilo

Todos nós conhecemos a famosa expressão “a primeira impressão é a que fica”. Quem a inventou certamente tenha vivenciado a satisfação da conquista ou a sensação desagradável da rejeição.

Leia também: Construindo Marcas de Sucesso – Guia Completo.

Quando o objetivo é conseguir uma chance no mercado de trabalho a questão da boa impressão torna-se uma preocupação inevitável. Para profissionais da área de criação como designers, publicitários, artistas gráficos, entre outros, uma maneira de conquistar a vaga desejada é montar um portfólio apresentando os principais trabalhos.

Para ajudar você nesta tarefa, preparamos algumas dicas e sugestões de como montar um portfólio infalível e vencedor. Confira!



portfolio foto Crie um Portfólio com Estilo

Não seja ansioso

Manter o foco é sempre uma boa maneira de lidar com toda e qualquer situação. Estão aí os monges budistas que não nos deixam mentir. Realize a tarefa por partes, estabelecidas previamente por você. Quando escolher seu melhor material, peça a opinião e sugestão de seus parentes e amigos.


Evite ser prolixo

Se você juntou um grande número de trabalhos (desde o período da faculdade) selecione para o seu portfólio (principalmente) os mais atuais ou os que receberam algum prêmio e destaque. Quando o empregador divulga uma vaga, naturalmente sua caixa de e-mails fica lotada. Consequentemente as pessoas responsáveis pela seleção não terão muito tempo para se dedicar a cada portfólio. Um empregador experiente sabe se vai selecionar (ou não) alguém para a entrevista logo no começo do portfólio.


Procure não ser muito minimalista

O contrário também pode acontecer. Existem pessoas com uma grande capacidade de síntese ou que não possuem muitos trabalhos para mostrar. Há empresas que relatam ter recebido portfólios com apenas uma ou duas imagens. Pense que a empresa não conhece você e poderá tirar inúmeras conclusões a partir do que você enviar. Caso possua poucos trabalhos, a melhor saída será enviar apenas seu currículo e informar ao empregador que seu portfólio passa por reformulações e será enviado em breve.


Preocupe-se com seu público-alvo

Leia atentamente as exigências da vaga e procure enviar apenas materiais que tenham relação com a vaga em questão. Uma dica interessante é criar um template (modelo) de portfólio que você possa editar, removendo ou acrescentando imagens. Você não precisa encher seu portfólio de modelos de embalagens se a vaga é para designer de banners e flyers.


Seja criativo

Se você ainda está estudando, não deixe para pensar sobre seu portfólio no final da faculdade. Mesmo que você não tenha experiência, existem muitos sites de design que oferecem tutoriais sobre criação. O Croove oferece semanalmente tutoriais onde você pode se inspirar e criar trabalhos incríveis. Não há problemas em enviar trabalhos feitos na faculdade ou por divertimento, desde que tenham estilo e originalidade.


Divulgue seu portfólio

Existem alguns sites que divulgam gratuitamente seu portfólio, como o Carbonmade.com, behance.net e agora o brasileiro croove.com.br. A vantagem é que estes sites possuem uma diagramação pronta, o que deixará sua apresentação mais profissional. Seu único trabalho será o de enviar as imagens e em seguida anexar o link no seu email.


Personalize seu trabalho

Se você optar por fazer download de um modelo de portfólio pronto, procure os modelos editáveis. Assim você poderá alterar a imagem de fundo, acrescentar seu logo e fazer com que o produto final tenha a sua personalidade. As empresas na área de criação buscam profissionais criativos, escolher modelos prontos e não alterá-los poderá colocar sua capacidade criativa em cheque.


Invista em um domínio na Internet

Registram um domínio mostra para a empresa que você é uma pessoa preocupada com o marketing pessoal e ainda deixa seu trabalho mais profissional. Atualmente existem domínios bastante em conta, principalmente os “.com” que custam em torno de R$ 20,00 o registro. Porém, evite formatar em flash ou inserir muitas animações que tornarão a visualização cansativa e pesada.


Crie uma identidade visual para seu portfólio

É interessante você criar um logo para seu nome, e uma identidade visual para seu portfólio. Assim você estará mostrando seu potencial duas vezes, diretamente com os trabalhos realizados e indiretamente com a apresentação de seu portfólio.


Insira informações pessoais

Inserir informações pessoais não significa incluir toda a sua biografia em várias páginas. Para o portfólio crie uma breve apresentação logo na primeira página com informações sobre formação, trabalhos recentes e contato. Alias muitas pessoas ficam em dúvida ou inseguras sobre enviar ou não informações no corpo do email. Este é um dos maiores erros cometidos atualmente, pois suas informações já estarão presentes no currículo preparado por você em arquivo PDF ou DOC anexados no e-mail.

Escreva apenas uma breve apresentação, falando sobre o interesse na vaga e disposição para a entrevista. Em caso de seu e-mail dar problemas, o empregador informará sobre a falta de algum arquivo.

Informe apenas o que a vaga pedir, nada de colocar pretensão salarial ou horário disponível, pois são informações que serão discutidas em outro momento, durante a entrevista.


Menos é mais!

Se você passou a faculdade toda ouvindo esta máxima agora é hora de colocar em prática. Opte por apresentações limpas e com uma palheta de cores agradável. Portfólios em fundo preto podem ser elegantes, mas muitas vezes visualmente cansativos. Tenha cautela!

Revise os textos, erros de português podem passar uma imagem negativa sobre você.


Faça seu marketing pessoal

Poste seus trabalhos em redes sociais, crie fóruns de debate, faça layouts para amigos e assim por diante. Ser conhecido e ter boas referências pode contribuir positivamente para sua imagem pessoal.

No entanto, procure não anexar links de redes sociais em seus e-mails para empresas. Lembre-se que nem todas as empresas possuem cadastros em redes sociais o que poderá dificultar a visualização de seus trabalhos. Neste caso é sempre bom confiar no velho PDF, já que a visualização é rápida e eficiente.

Desejamos a todos uma boa sorte em relação ao futuro profissional.
Não perca os próximos artigos.

Capa: Imagem de divulgação/ Internet.

Pesquisas relacionadas:

  • modelos de portfolio
  • modelos de portifólio
  • modelo de portifolio
  • portfolio pronto
  • modelo de portfolio
  • modelo portfolio

Você também poderá gostar de:

One Response to Crie um Portfólio com Estilo

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


nove − 1 =

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>